Pular para o conteúdo principal

Pais e Filhos: AMIGOS! – Dt 6.6-8; Pv 22.6


 

Introdução

O cenário hoje não é nada bom, vemos o diabo divulgando os seus ensinamentos através dos meios de comunicação; com uma atenção toda especial dedicada às crianças, preparando-as para servi-lo. E ele tem sido vitorioso. 

É só olharmos quantos jovens estão envolvidos com as drogas, marginalidade, prostituição, homossexualismo, etc. (2 Tm 3.1-7)

E os pais Servos, devem preocupar-se com esta situação?

A resposta vem do próprio Senhor, veja os textos citados inicialmente (Dt 6.6-8; Pv 22.6) que retratam mandamentos que devem ser cumpridos por aqueles que querem ver os filhos crescerem na presença do Senhor e cheios do Espírito Santo.

Diz-nos um provérbio: “Tal pai, tais filhos”. É impossível criar filhos aos pés de Cristo, se os pais não estiverem nesta condição, o Evangelho é para ser vivido na prática, nunca na teoria.

Pais, é indispensável serem cheios do Espírito Santo para se tornarem participantes das muitas promessas de vitórias na educação e criação dos filhos.

Seguem algumas recomendações:

1) Amar a Deus – Mc 12.30

O maior mandamento dado por Deus é o amor.

Quando se ama ao Senhor, morre-se para o mundo e suas ilusões e a vida torna-se uma com o Pai, possui-se a mente de Cristo e o revestimento do Santo Espírito.

O nosso prazer resume-se em apenas um: Fazer a vontade do Eterno. Este ensinamento deve fazer parte da vida da criança. (Pv 22.6)

2) Ensinar o Caminho – Dt 6.5-9

Para os judeus a Lei do Senhor era de suma importância, tinham zelo, um amor muito grande e a ensinavam de pai para filhos, geração após geração.

A ação dos pais atualmente deve ser a mesma: dar importância à Palavra, amá-la e ser zeloso a transmissão dos ensinamentos.

É impossível que haja sucesso, se esta missão for deixada apenas nas mãos dos mestres, professores e pastores da igreja.

“Seja responsável pela educação e apresentação de suas crianças diante do altar.”

3) O dia a dia – 1Rs 9.4

Alguns aspectos da vida das crianças devem ser observados pelos pais, isto requer tempo e comunhão e não pode ser realizado com sucesso por terceiros, faça você mesmo.

Esteja atento:

Seja o Melhor Amigo
No decorrer dos dias, amigos e colegas hão de surgir na vida das crianças.

Aconselho-te, seja sempre o melhor amigo, o mais presente, o mais confiável, desenvolva laços profundos de amizade e respeito com elas.

Veja a relação entre Abraão e Isaque, como exemplo. (Gn 22.1-19)

Busque Conhecer os amigos

O controle sobre a vida da criança deve ser amplo e inclui uma particularidade, conhecer amigos e colegas. 

É indispensável saber com quem anda seu filho, os lugares onde frequenta.

Faça uma análise e quando sentir necessário deve proibi-lo.

Lembre-se: As crianças estão em formação e são altamente influenciadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Comunhão com Irmãos na Fé

Vamos ser honestos: nem sempre é fácil conviver com outras pessoas. Ninguém é perfeito, nem mesmo o cristão mais espiritual! Todos cometemos erros . Mesmo assim, somos chamados a viver em comunhão com nossos irmãos cristãos. O desejo de Jesus para sua Igreja é a união . Com todos os nossos defeitos e fraquezas, nós precisamos uns dos outros.  Quem acha que pode ser cristão e seguir Jesus sozinho está muito enganado! Viver em comunhão é uma ordem de Jesus (e uma grande bênção ). Somente somos Igreja quando estamos juntos. A comunhão com nossos irmãos na fé traz vários benefícios: 1. Encorajamento Hebreus 10:25 Quando estamos sozinhos e isolados, facilmente caímos no desespero diante das dificuldades da vida. Vêm as dúvidas: será que consigo superar os problemas?; Jesus vai mesmo me ajudar?; Vale a pena seguir Jesus? E tantas outras perguntas, que abalam nossa fé e nos enfraquecem. Mas quando temos comunhão com nossos irmãos, encontramos encorajamento ! Juntos, podemos partilhar n

Pássaros de Asas Quebradas

Há um velho provérbio anglo-saxônico que diz: “um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto”. Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como antes. Uma vez caído, sempre caído. “Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada”. Como parecem soar sábias estas palavras; pelo menos, até o ponto em que a iluminamos com a lanterna poderosa das Escrituras, quando tal sabedoria revela-se inconsistente, espúria e sem lastro bíblico. Na verdade a Palavra de Deus, está cheia de homens que falharam, caíram e muitos deles fragorosamente, mas que pelas cordas da misericórdia de Deus e de Sua graça incompreensível, foram elevados de seus fracassos às alturas dos grandes heróis da fé. Deus é o Deus de Abraão que mentiu, falseando a verdade, e mesmo depois de ter mentido por duas vezes foi reconhecido como “o amigo de Deus”. Com sua “asa quebrada”, Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia voa

A Mulher no Projeto do Reino de Deus – Lc 8.1-3

Introdução Ao longo da história, inúmeras pessoas tiveram dificuldade em entender o projeto de Deus para a mulher , mesmo algumas mulheres. O machismo, o feminismo, o homossexualismo e até mesmo a falta de entendimento bíblico trouxeram grandes distorções sobre posição da mulher na humanidade. Por falar nessa posição, pouca gente indagou a Deus sobre isso! – Gl 3.28. Para Deus não há acepção de pessoas quando falamos da nossa posição em Cristo! Em Cristo, somos todos irmãos, somos todos filhos, somos todos salvos, somos todos servos! No grande projeto do Reino de Deus, da obra de Deus, nós todos estamos implicados, convocados. São mulheres marcadas pela lealdade a Jesus : Me refiro a Maria Madalena (v.2), uma mulher que viveu uma experiência aterrorizante no mundo espiritual (era escrava de demônios), uma mulher que certamente procurou a muitos em busca de libertação e com certeza se frustrou. A família deve ter sido seu primeiro recurso, talvez ali onde aqueles ataques começara