Pular para o conteúdo principal

Carta Aberta à IPB Castelo BH

À Igreja Presbiteriana no Castelo,

Cremos que o versículo acima sintetiza a vida do meu pai, que desde o seu nascimento experimentou alguns milagres (parto prematuro, riscos cardiológicos que lhe levaram a duas cirurgias etc.). Em tudo, Deus Pai esteve presente, concedendo-lhe vida. Além disso, vocacionou-lhe para o sacerdócio, iniciado em 1990 e exercido, com dedicação e comprometimento, até 30/06/2022, quando foi chamado por Aquele que lhe deu a vida e operou milagres durante a sua existência.

Para quem crê, a sua conversão em 29/02/1976 foi o seu “novo nascimento” e a passagem para a vida eterna. A morte, física, foi o seu meio de “migração” para viver ao lado de Deus Pai.

O que descrevemos acima não anulam o luto e as dores pela partida do papai, que não podemos dimensionar. Ele, certamente, já nos faz falta, e isto nos acompanhará, pois ele foi de suma importância para todos nós, sobretudo pelo seu exemplo e testemunho cristãos – doçura, empatia, serenidade, fidelidade a Deus, comprometimento com a sua missão e amor pelo próximo.

No entanto, temos certeza de que ele “migrou” para um destino muito melhor, que está ao alcance de todos nós, mediante a fé em Cristo. E isto nos consola, conforta, e nos dá força para seguirmos em frente, como ele mesmo esperaria que fizéssemos.

Nós, familiares, agradecemos muito por tudo que recebemos desde a partida do papai – o carinho, o abraço, o afago, o consolo, a força, o ânimo, a solidariedade, a empatia, a atenção, a consideração, o ombro, o choro... enfim, de vocês nós recebemos muito, e por isto somos gratos, e esperamos poder retribuir-vos, à altura, por tudo fizeram, e têm feito, por nós.

A vocês, a nossa gratidão

Vilma, Thiago, Priscila, Thaís e demais familiares.




“A gratidão é alegria, repitamos, a gratidão é amor. É por isso que ela se aproxima da caridade, que seria como “uma gratidão incoativa, uma gratidão sem causa, uma gratidão incondicional, assim como a gratidão é uma caridade segunda ou hipotética”. Alegria somada a alegria: amor somado a amor. A gratidão é nisso o segredo da amizade, não pelo sentimento de uma dívida, pois nada se deve aos amigos, mas por superabundância de alegria comum, de alegria recíproca, de alegria partilhada. “A amizade conduz sua dança ao redor do mundo”, dizia Epicuro, “convidando todos nós a despertar para dar graças.” Obrigado por existir, dizem um ao outro, e ao mundo, e ao universo. Essa gratidão é de fato uma virtude, pois é a felicidade de amar, e a única”.

(André Comte-Sponville, Pequeno Tratado das Grandes Virtudes)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Comunhão com Irmãos na Fé

Vamos ser honestos: nem sempre é fácil conviver com outras pessoas. Ninguém é perfeito, nem mesmo o cristão mais espiritual! Todos cometemos erros . Mesmo assim, somos chamados a viver em comunhão com nossos irmãos cristãos. O desejo de Jesus para sua Igreja é a união . Com todos os nossos defeitos e fraquezas, nós precisamos uns dos outros.  Quem acha que pode ser cristão e seguir Jesus sozinho está muito enganado! Viver em comunhão é uma ordem de Jesus (e uma grande bênção ). Somente somos Igreja quando estamos juntos. A comunhão com nossos irmãos na fé traz vários benefícios: 1. Encorajamento Hebreus 10:25 Quando estamos sozinhos e isolados, facilmente caímos no desespero diante das dificuldades da vida. Vêm as dúvidas: será que consigo superar os problemas?; Jesus vai mesmo me ajudar?; Vale a pena seguir Jesus? E tantas outras perguntas, que abalam nossa fé e nos enfraquecem. Mas quando temos comunhão com nossos irmãos, encontramos encorajamento ! Juntos, podemos partilhar n

Pássaros de Asas Quebradas

Há um velho provérbio anglo-saxônico que diz: “um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto”. Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como antes. Uma vez caído, sempre caído. “Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada”. Como parecem soar sábias estas palavras; pelo menos, até o ponto em que a iluminamos com a lanterna poderosa das Escrituras, quando tal sabedoria revela-se inconsistente, espúria e sem lastro bíblico. Na verdade a Palavra de Deus, está cheia de homens que falharam, caíram e muitos deles fragorosamente, mas que pelas cordas da misericórdia de Deus e de Sua graça incompreensível, foram elevados de seus fracassos às alturas dos grandes heróis da fé. Deus é o Deus de Abraão que mentiu, falseando a verdade, e mesmo depois de ter mentido por duas vezes foi reconhecido como “o amigo de Deus”. Com sua “asa quebrada”, Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia voa

A Mulher no Projeto do Reino de Deus – Lc 8.1-3

Introdução Ao longo da história, inúmeras pessoas tiveram dificuldade em entender o projeto de Deus para a mulher , mesmo algumas mulheres. O machismo, o feminismo, o homossexualismo e até mesmo a falta de entendimento bíblico trouxeram grandes distorções sobre posição da mulher na humanidade. Por falar nessa posição, pouca gente indagou a Deus sobre isso! – Gl 3.28. Para Deus não há acepção de pessoas quando falamos da nossa posição em Cristo! Em Cristo, somos todos irmãos, somos todos filhos, somos todos salvos, somos todos servos! No grande projeto do Reino de Deus, da obra de Deus, nós todos estamos implicados, convocados. São mulheres marcadas pela lealdade a Jesus : Me refiro a Maria Madalena (v.2), uma mulher que viveu uma experiência aterrorizante no mundo espiritual (era escrava de demônios), uma mulher que certamente procurou a muitos em busca de libertação e com certeza se frustrou. A família deve ter sido seu primeiro recurso, talvez ali onde aqueles ataques começara