Pular para o conteúdo principal

Violência: tem solução?



Não preciso gastar uma linha para demonstrar que a violência atingiu níveis insuportáveis e que estamos vivendo no limiar de um caos no controle de criminalidade.

Todos reconhecem que o mal existe, muitos reclamam, aqui e acolá, as autoridades tomam providências, quase todas superficiais, mas algumas poucas, sérias e eficientes. Mas o fato é que nada disso vai contribuir para resolver definitivamente a questão.

Examinando um pouco mais a fundo, veremos que a violência não é algo novo, que tenha surgido em consequência do progresso, ou da superpopulação, ou da fome ou que simplesmente tenha aparecido com uma doença inexplicável. 

A violência é quase tão antiga quanto o próprio homem. O primeiro ser humano que teve irmão foi Caim. Pois a primeira explosão de violência que se tem registro foi o assassinato do irmão Abel, por inveja de Caim. De lá para cá a violência imperou, causando inclusive um quase total aniquilamento da raça por parte do próprio Criador no tempo de Noé:

"A terra estava corrompida à vista de Deus, e cheia de violência. Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Então disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens: eis que os farei perecer juntamente com a terra".
Gn 6.11-13
Mesmo tendo sido preservada através da família de Noé, a humanidade continuou carregando dentro de si a semente da violência. Davi, centenas de anos depois de Noé, faz o triste registro: 

"Destrói, Senhor, e confunde os seus conselhos, porque vejo violência e contenda na cidade."
Sl 55.9
E assim os homens estão até o dia de hoje convivendo com este flagelo. Estão cientes da sua malignidade, ficam ansiosos por uma solução, mas, incoerentemente, fazem-se de surdos quando as Escrituras claramente apresentam a solução definitiva para a violência.

Escrevi acima que a violência é quase tão antiga quanto a própria humanidade. Este “quase” é importantíssimo, pois nos faz lembrar os primeiros seres humanos não foram criados conhecendo a violência. Ela entrou no mundo quando o primeiro casal resolveu se rebelar contra o Criador, desobedecendo-O. Com essa atitude, eles proporcionaram a quebra do relacionamento entre Deus e os homens, que passaram a nascer com uma natureza violenta e egoísta, sem o conhecimento de Deus. Em poucas palavras, a violência desde então é inerente ao ser humano, está dentro dele.

Não há censura, campanhas, passeatas, leis, prisões, não há nada que o homem possa fazer para acabar com a violência. Para isso ele teria que exterminar a própria raça, o que, evidentemente, não se constitue numa alternativa válida.

Mas há algo que Deus pode fazer para debelar o problema de vez: criar dentro do ser humano uma nova natureza, fazendo-o uma nova criatura, com poderes para vencer o velho homem de antes - violento e corrupto.

Pr. Sérgio Eustáquio Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Comunhão com Irmãos na Fé

Vamos ser honestos: nem sempre é fácil conviver com outras pessoas. Ninguém é perfeito, nem mesmo o cristão mais espiritual! Todos cometemos erros . Mesmo assim, somos chamados a viver em comunhão com nossos irmãos cristãos. O desejo de Jesus para sua Igreja é a união . Com todos os nossos defeitos e fraquezas, nós precisamos uns dos outros.  Quem acha que pode ser cristão e seguir Jesus sozinho está muito enganado! Viver em comunhão é uma ordem de Jesus (e uma grande bênção ). Somente somos Igreja quando estamos juntos. A comunhão com nossos irmãos na fé traz vários benefícios: 1. Encorajamento Hebreus 10:25 Quando estamos sozinhos e isolados, facilmente caímos no desespero diante das dificuldades da vida. Vêm as dúvidas: será que consigo superar os problemas?; Jesus vai mesmo me ajudar?; Vale a pena seguir Jesus? E tantas outras perguntas, que abalam nossa fé e nos enfraquecem. Mas quando temos comunhão com nossos irmãos, encontramos encorajamento ! Juntos, podemos partilhar n

Pássaros de Asas Quebradas

Há um velho provérbio anglo-saxônico que diz: “um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto”. Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como antes. Uma vez caído, sempre caído. “Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada”. Como parecem soar sábias estas palavras; pelo menos, até o ponto em que a iluminamos com a lanterna poderosa das Escrituras, quando tal sabedoria revela-se inconsistente, espúria e sem lastro bíblico. Na verdade a Palavra de Deus, está cheia de homens que falharam, caíram e muitos deles fragorosamente, mas que pelas cordas da misericórdia de Deus e de Sua graça incompreensível, foram elevados de seus fracassos às alturas dos grandes heróis da fé. Deus é o Deus de Abraão que mentiu, falseando a verdade, e mesmo depois de ter mentido por duas vezes foi reconhecido como “o amigo de Deus”. Com sua “asa quebrada”, Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia voa

A Mulher no Projeto do Reino de Deus – Lc 8.1-3

Introdução Ao longo da história, inúmeras pessoas tiveram dificuldade em entender o projeto de Deus para a mulher , mesmo algumas mulheres. O machismo, o feminismo, o homossexualismo e até mesmo a falta de entendimento bíblico trouxeram grandes distorções sobre posição da mulher na humanidade. Por falar nessa posição, pouca gente indagou a Deus sobre isso! – Gl 3.28. Para Deus não há acepção de pessoas quando falamos da nossa posição em Cristo! Em Cristo, somos todos irmãos, somos todos filhos, somos todos salvos, somos todos servos! No grande projeto do Reino de Deus, da obra de Deus, nós todos estamos implicados, convocados. São mulheres marcadas pela lealdade a Jesus : Me refiro a Maria Madalena (v.2), uma mulher que viveu uma experiência aterrorizante no mundo espiritual (era escrava de demônios), uma mulher que certamente procurou a muitos em busca de libertação e com certeza se frustrou. A família deve ter sido seu primeiro recurso, talvez ali onde aqueles ataques começara