Seu exemplo pode fazer muito no sentido da salvação de seus filhos, suas obras irão trabalhar mais sobre seus filhos do que suas palavras; seus padrões farão mais do que seus preceitos; sua imitação mais do que seus conselhos.
O que foi dito aos Pastores, em Tito 2.2, pode com muita justeza ser dito aos pais: “Em todas as coisas mostra-te padrão de boas obras”; e em 1°. Timóteo 4.12: “Sê o exemplo na palavra, no trato, na caridade, no espírito, na fé, na pureza”.
Será impossível a você inspirar qualquer bem em seus filhos, se você mesmo está vazio do bem. Se um caranguejo velho anda para trás, não faz sentido que o jovem ande para frente: Senhores, os jovens seguirão os velhos.
Você tem seus filhos principalmente em ordem com o temor e a fé em Deus? Pense nessa passagem, em Atos 10.2: “Cornélio era um homem piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa”. Pense nessa passagem, em Atos 18.8: “Crispo creu no Senhor, com toda a sua casa”.
Parece que, a casa inteira, é algo como os filhos fazerem o que os pais fazem. Isto é o que Agostinho diz, num lamento comum: “Nolumus esse meliores quam patres”, ou seja, não seremos melhores do que nossos pais: se os pais fizerem bolos à Rainha dos Céus, os filhos acenderão as fogueiras.
Justino, o Mártir, indaga em certo lugar por que o profeta Eliseu imprecou a vingança do céu sobre as crianças que zombavam dele, quando as crianças dificilmente se dariam conta do que estavam fazendo? E ele responde: Os filhos aprenderam sua linguagem perversa com seus pais, e agora Deus puniu a ambos de uma só vez.
Pais, não deixem que seus filhos vejam coisa alguma em vocês, exceto aquilo que é recomendável e digno de imitação. Tornem-se capazes de dizer à suas crianças: Meu filho me siga, como você me vê seguir a Cristo.
Deixe a eles sua seriedade, e sua clemência, e seu zelo, e sua santificação do Dia do Senhor por ensino de como eles devem andar e agradar a Deus. "Dirija-os" bem; "Mostre" como se faz!
Cotton Mather
Há um velho provérbio anglo-saxônico que diz: “um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto”. Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como antes. Uma vez caído, sempre caído. “Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada”. Como parecem soar sábias estas palavras; pelo menos, até o ponto em que a iluminamos com a lanterna poderosa das Escrituras, quando tal sabedoria revela-se inconsistente, espúria e sem lastro bíblico. Na verdade a Palavra de Deus, está cheia de homens que falharam, caíram e muitos deles fragorosamente, mas que pelas cordas da misericórdia de Deus e de Sua graça incompreensível, foram elevados de seus fracassos às alturas dos grandes heróis da fé. Deus é o Deus de Abraão que mentiu, falseando a verdade, e mesmo depois de ter mentido por duas vezes foi reconhecido como “o amigo de Deus”. Com sua “asa quebrada”, Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia voa...
Comentários
Postar um comentário