Pular para o conteúdo principal

DONS MINISTERIAIS PARA A IGREJA

SOMOS APENAS MODORMOS DOS DONS A NÓS CONFIADOS!
Devemos, a partir de agora, pensarmos tanto no aspecto individual, pessoal, no que diz respeito a cada um de nós, como também no aspecto coletivo, no que diz respeito ao lugar de cada um de nós na igreja, para a prática do(s) dom(dons) que Deus nos deu. Pois cada dom representa um ministério que poderá estar sendo exercido pela (e na) igreja.
De modo geral podemos, à luz da Bíblia dizer que, basicamente há os seguintes dons ministeriais:
APÓSTOLO: Apostello –“Enviado”. Aquele comissionado (enviado) por Deus para estabelecer a Igreja com a genuína mensagem do Evangelho, tanto no mesmo país e cultura como em outros países e outras culturas. No contexto do NT, apóstolo era aquele que falava com a autoridade de Jesus Cristo, neste sentido, o dom do apostolado se encerrou quando o último apóstolo, entre os doze, do “grupo original” – Mt 10.11, 12; Lc 6.12-16; Jo 20.21-23, que seguiu a Jesus Cristo mais próximo veio a morrer, apesar de Paulo ter esta autoridade diante das Igrejas por ele implantadas; mas no sentido de ser enviado esse dom ainda se manifesta na Igreja de Cristo. Tanto Paulo, como Barnabé – 1º. Co 9.1-6 1.1 em suas viagens missionárias, como tantos outros na história da Igreja têm sido usados como apóstolos da parte de Jesus Cristo para implantar a Sua Igreja, levando a genuína mensagem do Evangelho – Rm 16.7, Andrônico e Júnias. Em geral são levantadas poucas pessoas com este dom numa mesma geração.
Existem três exigências, segundo os estudiosos, que qualificam um apóstolo:
Ter conhecido pessoalmente a Jesus Cristo – 1º. Co 9.1, 2;
Ter sido testemunha da ressurreição de Jesus Cristo – At 9.21- 23;
Ter o ministério autenticado por milagres _ 2º. Co 12.12.
O título é usado:
Para Jesus Cristo – Hb 3.1;
Para os doze – Mt 10.2;
Para Paulo – Rm 1.1; 2º. Co 1.1; Gl 1.1.
Para outros – At 14.4, 14; Rm 16.7; Gl 1.19; 2.8, 9; 1º. Ts 2.6, 7.
PROFETA: Propheteia – “Proclamação da mente e conselho de Deus para edificar, confortar e animar o ouvinte; para mostrar (exortar) o pecado”. Aquele dotado (capacitado) por Deus para proclamar a Palavra de Deus, sob a inspiração do Espírito Santo, trazendo uma mensagem para a Igreja da parte de Deus com clareza e aplicá-la a uma situação específica, com vistas à correção e/ou edificação, e cuja motivação e preocupação principais tem a ver com a vida espiritual e a pureza da Igreja. Este dom pode ser exercido tanto do púlpito, como em conversa particular.
Há duas vertentes deste dom:
Há aqueles dotados por Deus para pregar a Sua Palavra (Bíblia) e, fundamentados nela trazer para a Igreja uma palavra (pregação) que é profética da parte de Deus, mesmo que obrigatoriamente não aconteçam manifestações extraordinárias.
TODA PREGAÇÃO TEM CARÁTER PROFÉTICO!
Pois toda pregação vem de Deus e é a Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo, que deve ser revelada à Igreja.
Ap 2. 7, 17, 29; 3.13, 22 – ”Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas”.
Há aqueles dotados por Deus para, por meio de sonhos, visões, e, com discernimento espiritual e fundamentados na Palavra de Deus (Bíblia) trazer para a Igreja uma palavra (mais específica) que é profética da parte de Deus, podendo ou não acontecer manifestações extraordinárias.
EVANGELISTA: Evangelistes - “Mensageiro”. Aquele que é um mensageiro do bem, proclamando as “Boas Novas”, que recebe o dom da Palavra de Deus para proclamar o Evangelho àqueles que não são salvos apresentando-lhes o “plano da salvação”. Em geral usando uma palavra exortativa para, à luz da Bíblia, mostrar ao homem sua real situação diante de Deus: pecador, estando separado dEle pelo pecado, porém sendo alvo do amor e do sacrifício expiatório de Jesus, o Cristo. Mostrando ao homem que é necessário que se arrependa de seus pecados e entregar-se a Jesus Cristo, confessando-O como seu Único e Suficiente Senhor e Salvador. Foi um ministério iniciado por Jesus – Mt 4.23. Filipe é o protótipo de evangelista na Igreja Primitiva.
Há duas vertentes deste dom:
Evangelista Pessoal: Aquela pessoa que tem facilidade de abordar alguém individualmente e lhe apresentar o Plano da Salvação. Ex.: Filipe.
Evangelista de Massa: Aquela pessoa que tem o dom da Palavra e tem facilidade de pregar em público para grandes multidões, apresentando-lhes o Plano da Salvação. Ex.: Jesus, Paulo. Fora da Bíblia: Dwight L. Moody, Billy Graham.
PASTOR: Poimaino – “alimentar o rebanho; cuidar dele e guardá-lo” – Sl 23.1-6;
Is 40.11; Jr 3.15. Aquele que é escolhido e dotado por Deus para dirigir a igreja e cuidar de suas necessidades espirituais. Jesus é o Pastor dos pastores – Jo 10.11; Hb 13.20; 1º Pe 5.4.
O grande privilégio concedido ao que possui este Dom é pastorear, guiando, alimentando, cuidando e zelando pelo rebanho que nunca é dele pessoalmente, mas sempre do “Grande Pastor das Ovelhas” – Jesus Cristo.
MESTRE: No grego didaskalia - Ensino, instrução, aquilo que é ensinado como doutrina. O didaskalos: mestre, instrutor, aquele que ensina. Didaskalos: Aquele dotado (capacitado) por Deus para esclarecer e explicar a Palavra de Deus, comunicando com exatidão o Seu conteúdo, com clareza que facilita a compreensão dos ouvintes, esclarecendo o sentido da Palavra de Deus, para a instrução e edificação da igreja. Ministério e dom exercido por Jesus Cristo, um Mestre por excelência, o Mestre dos mestres – Is 48.17; Jo 8.28.
Pr. Sérgio Eustáquio Moreira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Benefícios da Comunhão com Irmãos na Fé

Vamos ser honestos: nem sempre é fácil conviver com outras pessoas. Ninguém é perfeito, nem mesmo o cristão mais espiritual! Todos cometemos erros . Mesmo assim, somos chamados a viver em comunhão com nossos irmãos cristãos. O desejo de Jesus para sua Igreja é a união . Com todos os nossos defeitos e fraquezas, nós precisamos uns dos outros.  Quem acha que pode ser cristão e seguir Jesus sozinho está muito enganado! Viver em comunhão é uma ordem de Jesus (e uma grande bênção ). Somente somos Igreja quando estamos juntos. A comunhão com nossos irmãos na fé traz vários benefícios: 1. Encorajamento Hebreus 10:25 Quando estamos sozinhos e isolados, facilmente caímos no desespero diante das dificuldades da vida. Vêm as dúvidas: será que consigo superar os problemas?; Jesus vai mesmo me ajudar?; Vale a pena seguir Jesus? E tantas outras perguntas, que abalam nossa fé e nos enfraquecem. Mas quando temos comunhão com nossos irmãos, encontramos encorajamento ! Juntos, podemos partilhar n

Pássaros de Asas Quebradas

Há um velho provérbio anglo-saxônico que diz: “um pássaro com asa quebrada nunca mais voará tão alto”. Em outras palavras, uma vez que nós tenhamos caído, jamais conseguiremos nos levantar totalmente como antes. Uma vez caído, sempre caído. “Afinal, não se pode esperar muito de um pássaro com a asa quebrada”. Como parecem soar sábias estas palavras; pelo menos, até o ponto em que a iluminamos com a lanterna poderosa das Escrituras, quando tal sabedoria revela-se inconsistente, espúria e sem lastro bíblico. Na verdade a Palavra de Deus, está cheia de homens que falharam, caíram e muitos deles fragorosamente, mas que pelas cordas da misericórdia de Deus e de Sua graça incompreensível, foram elevados de seus fracassos às alturas dos grandes heróis da fé. Deus é o Deus de Abraão que mentiu, falseando a verdade, e mesmo depois de ter mentido por duas vezes foi reconhecido como “o amigo de Deus”. Com sua “asa quebrada”, Abraão voou mais alto do que ele ou qualquer outro havia voa

A Mulher no Projeto do Reino de Deus – Lc 8.1-3

Introdução Ao longo da história, inúmeras pessoas tiveram dificuldade em entender o projeto de Deus para a mulher , mesmo algumas mulheres. O machismo, o feminismo, o homossexualismo e até mesmo a falta de entendimento bíblico trouxeram grandes distorções sobre posição da mulher na humanidade. Por falar nessa posição, pouca gente indagou a Deus sobre isso! – Gl 3.28. Para Deus não há acepção de pessoas quando falamos da nossa posição em Cristo! Em Cristo, somos todos irmãos, somos todos filhos, somos todos salvos, somos todos servos! No grande projeto do Reino de Deus, da obra de Deus, nós todos estamos implicados, convocados. São mulheres marcadas pela lealdade a Jesus : Me refiro a Maria Madalena (v.2), uma mulher que viveu uma experiência aterrorizante no mundo espiritual (era escrava de demônios), uma mulher que certamente procurou a muitos em busca de libertação e com certeza se frustrou. A família deve ter sido seu primeiro recurso, talvez ali onde aqueles ataques começara